Mentes Perigosas: O Psicopata Mora Ao Lado by Ana Beatriz Barbosa Silva

Mentes Perigosas: O Psicopata Mora Ao Lado by Ana Beatriz Barbosa Silva

Author:Ana Beatriz Barbosa Silva [Silva, Ana Beatriz Barbosa]
Language: por
Format: epub
Tags: General, Psychology
ISBN: 9788573029161
Publisher: Fontanar
Published: 2008-01-02T00:00:00+00:00


PSICOPATAS PERIGOSOS DEMAIS

Como já vimos, os psicopatas não são necessariamente assassinos. Eles geralmente estão envolvidos em transgressões sociais como tráfico de drogas, corrupção, roubos, assaltos à mão armada, estelionatos, fraudes no sistema financeiro, agressões físicas, violência no trânsito etc. Porém, na maioria das vezes não são descobertos e nem penalizados pelos seus comportamentos ilícitos. Um exemplo típico desses últimos é o abuso físico e psicológico de mulheres e de crianças, que infelizmente se constitui numa transgressão de difícil controle social. Se existe uma "personalidade criminosa", esta se realiza por completo no psicopata. Ninguém está tão habilitado a desobedecer às leis, enganar ou ser violento como ele.

É importante ter em mente que todos os psicopatas são perigosos, uma vez que eles apresentam graus diversos de insensibilidade e desprezo pela vida humana. Porém, existe uma fração minoritária de psicopatas que mostra uma insensibilidade tamanha que suas condutas criminosas podem atingir perversidades inimagináveis. Por esse motivo eu costumo denominá-los de psicopatas severos ou perigosos demais. Eles são os criminosos que mais desafiam a nossa capacidade de entendimento, aceitação e adoção de ações preventivas contra as suas transgressões. Seus crimes não apresentam motivações aparentes e nem guardam relação díreta com situações pessoais ou sociais adversas.

O psiquiatra canadense Robert Hare dedicou anos de sua vida profissional reunindo características comuns de pessoas com esse tipo de perfil, até conseguir montar um sofisticado questionário denominado psychopathy checklist, ou PCL. Essa escala se constitui no método mais fidedigno na identificação de psicopatas Página 125

em populações prisionais e hoje é amplamente utilizada em diversos países no contexto forense.

Segundo Hare, a prevalência desses indivíduos na população carcerária gira em torno de 20%. No entanto, essa minoria é responsável por mais de 50% dos crimes graves cometidos quando comparados aos outros presidiários. Além disso, tudo indica que esses números também são válidos para os psicopatas que se encontram fora do sistema penitenciário.

É impressionante, apesar de não ser surpreendente, a rea-ção apresentada pelo psicopata severo frente a situações que envolvem violência física, intimidação ou provocações. Eles sempre demonstram um misto de satisfação, prazer, sensação de poder e indiferença. No entanto, são incapazes de sentir qualquer tipo de arrependimento perante o mal que causaram às suas vítimas.

No caso específico da violência sexual praticada por psicopatas, a situação chega a ser assustadora. Tudo indica que os estupradores em série, em sua grande maioria, são psicopatas severos. Seus atos são o resultado de uma combinação muito perigosa: a expressão totalmente desinibida de seus desejos e fantasias sexuais, #seu anseio de controle e poder e a oerceção de aue suas vítimas são meros objetos destinados a lhe proporcionar prazer e satisfação imediata. Puro exercício de luxúria grotesca!

Entre 1997 e 1998 o motoboy Francisco de Assis Pereira, também conhecido como o

"maníaco do parque", estuprou, torturou e matou pelo menos 11 mulheres no Parque do Estado, situado na região sul da cidade de São Paulo.

Após ser capturado pela polícia, o que mais impressionou as autoridades foi como um homem feio, pobre, de pouca instrução e que não portava



Download



Copyright Disclaimer:
This site does not store any files on its server. We only index and link to content provided by other sites. Please contact the content providers to delete copyright contents if any and email us, we'll remove relevant links or contents immediately.